A vitrina é considerada uma forma de mídia e é o primeiro contato do cliente com o produto, a depender da apresentação, este primeiro impacto pode se reverter em venda ou não. O visual merchandising une o tema e o conceito da marca, e tem como meta criar identidade logo no primeiro olhar. Segunda a POPAI americana, 71% das decisões de compra são feitas no ponto de venda.
Depois que se entra na loja é interessante que o ambiente seja coerente com o que o cliente viu lá fora. Esse processo engloba desde a apresentação dos produtos até os vendedores. Os detalhes têm que estar em perfeita harmonia, tendo como fio condutor determinante o conceito da marca e o público-alvo que se pretende atingir. Estes dois fatores norteiam todas as decisões sobre o visual merchandising.
Para isso o planejamento e estratégia são necessários para se desenvolver um projeto que possa chamar a atenção do consumidor motivando e influenciando nas decisões de compra. A proposta do visual merchandising é relativamente nova no Brasil. Grandes marcas já se utilizam dessa ferramenta mas ainda é pequena a fatia do comércio que encara essa ferramenta como um investimento e não como despesa.
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